Você sabia que alguns hábitos podem prejudicar a fertilidade masculina? Sim, além da idade e de algumas doenças que afetam o aparelho reprodutivo, alguns costumes podem contribuir e reduzir as chances de um casal engravidar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a infertilidade atinge aproximadamente oito milhões de brasileiros.
De acordo com alguns estudos, cerca de 40% dos casos de dificuldades para engravidar entre o casal provém da saúde do homem por conta de uma dificuldade na produção de espermatozoides, tornando quase inconcebível a fecundação do óvulo. A infertilidade masculina ainda envolve diversos tabus que podem prejudicar ou agravar o quadro.
Afinal, quais são os hábitos que podem afetar a fertilidade? Vamos conhecer alguns:
• Tabagismo: o cigarro é um dos principais causadores da infertilidade, pois os componentes tóxicos presentes nele, como a nicotina e o alcatrão, pioram de forma severa a qualidade reprodutiva.
• Sedentarismo: a prática de atividade física ajuda no controle de peso e a diminuir a inflamação no corpo, fatores que melhoram as condições de fertilidade.
• Estresse: provoca processos fisiológicos que podem interferir na produção de hormônios reprodutivos importantes e favorecem o surgimento de proteínas inflamatórias que afetam a qualidade do esperma.
• Excesso de álcool: o consumo excessivo pode interferir na fertilidade, provocando a diminuição dos níveis de testosterona, reduzindo a produção e a quantidade de esperma, o que leva à disfunção erétil.
• Medicamentos: alguns medicamentos podem provocar o desequilíbrio dos níveis hormonais, causando a diminuição da fertilidade. Inclusive, em alguns casos, o dano pode ser irreversível.
• Obesidade: o excesso de gordura corporal prejudica a produção de testosterona, reduzindo o apetite sexual e causando dificuldades de ereção, além de interferir na qualidade e quantidade de espermas.
É muito importante evitar esses hábitos para que você não seja impedido de marcar aquele gol de placa. Se você perceber algum problema na tentativa de engravidar, o recomendado é buscar ajuda de um médico urologista para que possa ser verificada a causa do problema.