6 mitos sobre cálculo renal que você precisa conhecer

Os cálculos renais (pedras nos rins) são formações endurecidas que se desenvolvem nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. Elas têm como causas mais comuns: a predisposição genética, volume insuficiente de urina, sedentarismo, obesidade, baixa ingesta de líquidos, obstruções das vias urinárias, entre outras.

As pedras nos rins têm como principal sintoma: a dor intensa na região lombar, que se espalha para o abdômen. No entanto, em alguns casos, elas podem ser assintomáticas. Estima-se que a cada 10 pessoas uma tenha pedra nos rins e que 10% dos indivíduos em algum momento de sua vida terão cálculo renal.

Embora desenvolver cálculos renais seja uma situação bastante frequente, em função da pouca ingesta hídrica, da ingesta em excesso de alimentos com sal e proteínas e de outros fatores, é comum surgirem dúvidas sobre o assunto. Por isso, vou destacar aqui alguns MITOS (mentiras) sobre os cálculos renais:

· A doença afeta mais os idosos: a idade avançada é um fator de risco, mas a principal faixa etária afetada pelas pedras nos rins é entre 20 e 50, podendo ocorrer também na infância.

· Consumir leite e derivados provoca cálculo renal: embora o tipo mais comum de cálculo renal seja o de oxalato de cálcio, a falta de cálcio reduz a eliminação de oxalato pelo intestino, podendo contribuir para a formação das pedras. Além disso, o cálcio é muito importante para a saúde como um todo.

· Os cálculos renais são todos iguais: as aglomerações de cristais que se encontram na urina e são responsáveis pela formação das pedras nos rins podem variar de tamanho, cor e superfície.

· Ingerir água durante as crises ajuda a aliviar os sintomas: embora a água seja fundamental para prevenir os cálculos renais, ela deve ser evitada em excesso quando as cólicas surgirem. Quanto mais água for ingerida, mais o rim vai ficar dilatado e é essa dilatação que ocasiona a dor intensa.

· A pessoa que já teve cálculo renal, não vai ter novamente: pelo contrário, uma pessoa que já teve cálculo renal tem mais chances de desenvolver as pedras nos rins novamente, principalmente as do tipo de oxalato de cálcio. Por essa razão, é importante redobrar os cuidados.

· O chá de quebra-pedra dissolve os cálculos: existem vários estudos sobre a ação do chá de quebra-pedra nos cálculos renais e nenhum mostrou que ele consegue impedir a formação ou dissolver os cálculos já formados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *