O sistema urinário é responsável por um dos principais processos do organismo, que é produzir e eliminar urina. É através dele que é possível se livrar de boa parte das toxinas no corpo e que podem ser altamente prejudiciais à saúde, quando não descartadas corretamente. Os órgãos envolvidos nessas funções são os rins, a bexiga, o ureter e a uretra. Quando, qualquer um deles é afetado, todo o sistema sofre interferências.
As doenças no sistema urinário podem afetar tanto homens quanto mulheres. Vou destacar aqui as seis mais comuns:
• Infecção urinária: mais comum em mulheres devido ao tamanho da uretra, que é bem menor que a dos homens e fica mais próxima do ânus, onde a quantidade de bactérias é maior. O quadro é caracterizado pela proliferação de alguma bactéria, fungo ou microrganismo na uretra, o que pode causar urgência para urinar, dores e queimação ao eliminar urina.
• Cálculo renal: conhecidos como pedras nos rins, os cálculos costumam surgir de forma repentina em pessoas que possuem pré-disposição para a doença. Eles podem ser formados por diferentes substâncias e normalmente aparecem quando existe um acúmulo de determinada composição no organismo, como o cálcio e afeta mais os homens na faixa etária de 30 a 50 anos.
• Insuficiência renal: é uma doença muito grave caracterizada pela dificuldade dos rins de filtrar o sangue e eliminar as substâncias nocivas do organismo. Pode causar outras doenças e sintomas, como o aumento da pressão arterial e acidose sanguínea. Se diagnosticada precocemente, no caso da injúria renal aguda, a doença pode ser revertida (em alguns casos).
• Cistos renais: são lesões geralmente redondas, com conteúdo interno líquido, originárias nos rins. Podem estar associados a doenças graves, comprometendo a função renal. Na maioria das vezes, são do tipo simples (cistos benignos) e raramente se complicam.
• Tumores no trato urinário: podem ocorrer na bexiga, uretra e rim. Esses órgãos, assim como outras partes do corpo, podem sofrer a influência do crescimento desordenado de células, que de maneira agressiva e incontrolável se reproduzem, formando os tumores.
• Sangue na urina: normalmente está relacionada com problemas nos rins ou no trato urinário, porém pode ocorrer devido à prática excessiva de atividade física.