Adrenalectomia videolaparoscópica é uma cirurgia realizada quando há tumor ou doenças na glândula suprarrenal, também conhecida como adrenal. Ela fica localizada na parte superior do abdome, acima dos rins, no retroperitônio, ao lado da veia cava (adrenal direita) e aorta (adrenal esquerda), normalmente pesando entre 3 e 5 gramas.
É preciso ficar em jejum antes da Adrenalectomia videolaparoscópica?
Sim! O paciente precisa ficar cerca de 8h em jejum antes da cirurgia, inclusive é necessário se internar algumas horas antes de realizar o procedimento. Feito isso, o médico aplica uma anestesia geral para que seja possível fazer três pequenas incisões no paciente:
- Uma próxima à cicatriz umbilical (área onde deve ser colocada a câmera que vai auxiliar o cirurgião a ter uma melhor visão e iluminação)
- Duas na região abaixo das costelas (área que são colocadas as pinças para liberar a adrenal)
A adrenalectomia videolaparoscópica é considerada padrão-ouro para patologias da adrenal?
Sim! Atualmente, a adrenalectomia videolaparoscópica é considerada padrão-ouro para grande parte das patologias cirúrgicas na adrenal, incluindo tumores e feocromocitoma. Esse procedimento está associado a diversos benefícios para a saúde do paciente:
- Menor período de convalescença
- Menos dor pós-operatória
- Internação hospitalar reduzida
- Retorno precoce à atividade funcional do paciente
Antes de se submeter à adrenalectomia videolaparoscópica, é fundamental conversar com o seu médico de confiança e saber se você está apto para realizar essa cirurgia. Ao seguir todas as recomendações do médico urologista, poderá realizar o procedimento cirúrgico que visa restabelecer a sua saúde.