A bexiga é um órgão flexível, de paredes musculares, localizado na pelve. A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres. Nas mulheres, a uretra é um tubo curto localizado acima da entrada vagina. Já nos homens, a uretra é mais longa e passa pelo meio da próstata e do pênis.
Você sabe quais são as doenças mais comuns na bexiga? Se a resposta for “NÃO”, vou destacar aqui as três principais para você conhecer:
• Cistite: é uma doença do trato urinário que afeta muito as mulheres, mas também pode afetar os homens. Ela provocada pela ação de fungos e bactérias, que ficam na região perineal, atingindo a bexiga e provocando um processo inflamatório. Os principais sintomas são: vontade frequente de urinar, dor na bexiga, ardência ao urinar, sangue na urina, urina turva e com cheiro forte.
• Bexiga Hiperativa: é um problema causado pelo mau funcionamento do órgão, que sofre uma redução na sua capacidade de armazenamento da urina. Devido a essa disfunção no trato urinário, a necessidade de urinar aumenta muito durante todo o dia, ficando difícil de controlar. Ela também é associada à incontinência urinária.
• Incontinência urinária: caracterizada pela perda involuntária de urina, independente da quantidade. Esse problema é mais comum nas mulheres e nos idosos. Em geral, é dividido em duas categorias: incontinência de esforço e incontinência de urgência.
Se você tiver algum problema de bexiga, o recomendado é que procure o médico urologista para que o tratamento seja iniciado.