Muitos homens percebem a presença de “bolinhas salientes” ao redor da cabeça do pênis e acabam ficando preocupados. É importante salientar que, em grande parte dos casos, isso não está relacionado a doenças, mas as glândulas de Tyson, que são estruturas presentes no pênis desde o nascimento. Essas “bolinhas” são responsáveis pela produção de um líquido que lubrifica o órgão sexual masculino e ajuda na penetração no momento da relação sexual.
As glândulas de Tyson causam algum sintoma?
As glândulas de Tyson, também chamadas de coroa perolada, são espinhas esbranquiçadas que apresentam tamanho avantajado e costumam ser confundidas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), mas, na verdade, é uma alteração normal e benigna. Além disso, não causam nenhum tipo de sintoma.
Existe tratamento para a glândula de Tyson?
Apesar de não ser nenhuma doença, as glândulas de Tyson podem causar constrangimento para alguns homens. Por isso, existem alguns tratamento disponíveis que podem melhorar o desconforto estético:
- Cauterização: usa uma corrente eletrônica para cauterizar as glândulas e retirá-las da glande
- Pequena cirurgia: aplica a anestesia local e, em seguida, utiliza o bisturi para fazer a remoção das glândulas.
Após realizar o procedimento, o paciente pode voltar para casa. É preciso seguir as recomendações médicas sobre alguns cuidados específicos na região, além de fazer uso de analgésicos por via oral.
Para garantir que o tratamento seja eficaz, é preciso contar com ajuda de um médico urologista habilitado e experiente. Assim, poderá ter mais segurança na hora do procedimento, além de evitar possíveis complicações no pós-operatório.