O câncer de bexiga é o 7° tipo de tumor mais comum na população brasileira. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2020-2022, são 7.590 casos em homens e 3.050 em mulheres, o que corresponde a um risco estimado de 7,23 novos casos para cada 100 mil homens e 2,80 para cada 100 mil mulheres.
Por ser uma doença silenciosa, às vezes, pode ser confundido com outras patologias. Por isso, se faz necessário ficar atento a alguns alertas e sintomas que podem identificar o câncer de bexiga. Vou destacar três desses sintomas que você precisa ficar atento:
• Sangue na urina: na maioria dos casos, é o primeiro sinal de alerta do câncer de bexiga. Às vezes, não existe uma quantidade de sangue suficiente para alterar a cor da urina. Dependendo da quantidade de sangue, a urina pode ter uma cor alaranjada ou com menos frequência vermelha escura.
• Alterações nos hábitos urinários: urinar com frequência maior que a habitual, sensação de dor ou ardência é algo a ser investigado por um médico, tendo em vista que o ato de urinar é indolor.
• Dores pélvicas: geralmente, ocorrem em casos avançados da doença e podem ser acompanhadas de inchaço nas pernas e dor óssea.
Portanto, se identificar alguma mudança ou sintoma, o seu médico urologista deve ser consultado para que a situação seja investigada.