Novembro Azul é uma campanha realizada todos os anos para conscientizar os homens sobre a importância do cuidado com a saúde, principalmente sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Essa é a segunda neoplasia mais frequente entre os homens, só fica atrás do câncer de pele não-melanoma. Além disso, quando não cuidado de forma correta, o tumor pode crescer de forma rápida e se espalhar para outros órgão do corpo.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que o câncer de próstata registre 65.840 novos casos até o fim de 2020. O paciente, se descobrir na fase inicial, tem até 90% de sucesso no tratamento e chances de cura.
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula pequena, que só os homens têm. Esse órgão fica localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, ou seja, na parte final do intestino grosso. Assim, ele consegue envolver a uretra e produzir o sêmen, que é o líquido que contém os espermatozoides.
Quais são as causas do câncer de próstata?
Homens com mais de 50 anos de idade precisam ficar mais atentos ao câncer de próstata, pois esse é um grande fator de risco. Outro indicador importante é a hereditariedade. Quem tem irmão ou pai com câncer de próstata antes dos 60 anos possui maior probabilidade de desenvolver a neoplasia.
Confira outros problemas que podem causar esse tumor:
- Excesso de gordura do corpo;
- Exposição a aminas aromáticas, produtos de petróleo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, fuligem, entre outros.
Como é feito o diagnóstico dessa neoplasia?
Para diagnosticar o câncer de próstata, o médico deve solicitar dois exames.
- Dosagem de PSA: exame de sangue que tem o objetivo de avaliar o antígeno prostático;
- Toque retal: exame feito para verificar se há tecidos endurecidos ou nódulos na próstata.
Se houver suspeita, além desses procedimentos, o paciente pode ser submetido à biópsia para confirmar a neoplasia. Nesse caso, são retiradas amostras de tecido da glândula e, com o auxílio da ultrassonografia, é feita uma análise do material.
Qual o tratamento indicado do câncer de próstata?
Quando o câncer de próstata é localizado, o médico pode recomendar cirurgia, radioterapia e observação vigilante (em algumas situações especiais). Em casos de enfermidade localmente avançada, é possível fazer radioterapia ou cirurgia aliada ao tratamento hormonal. Já quando a doença tem se espalhado para outras partes do corpo, a recomendação é fazer uma terapia hormonal.
A escolha do tratamento mais adequado para o câncer de próstata é feito com ajuda do urologista, visto que o profissional é especialista no cuidado dessa e de outras patologias que atingem homens e mulheres. Então, aproveite o Novembro Azul e consulte o seu médico. A prevenção ainda é o melhor remédio.