A colocação de cateter duplo J transureteral é um método terapêutico feito por meio de um aparelho endoscópico para o restabelecimento da drenagem da urina através do ureter. Ele geralmente é indicado para o tratamento de cálculo renal, tumores, estreitamentos do ureter e procedimentos por endoscopia na via urinária, quando não há corte. Nesses casos, o dispositivo introduzido no paciente tende a ser flexível, apresentando entre 10 cm e 35 cm.
Como é feita colocação do cateter duplo J transureteral?
O cateter é colocado no sistema coletor de urina no rim, quando a extremidade inferior precisa repousar no interior da bexiga. Para isso, existem 3 formas de implantar esse tubo.
Microcâmera introduzida pela uretra
Neste caso, o médico urologista identifica o orifício de drenagem do ureter dentro da bexiga e, em seguida, utiliza fios finos especiais para servir de guia na hora de avançar o cateter. Já para verificar se o tubo está posicionado de forma adequada, é utilizada uma máquina de raio-x durante a implantação.
Técnica percutânea
Aqui o urologista faz uma incisão de 8 mm nas costas do paciente no nível do rim que será submetido à operação. Logo após, é feita a implantação do cateter de forma parecida com a técnica que citamos anteriormente.
Cirurgia aberta ou por vídeo
Por meio da cirurgia aberta ou por vídeo, o médico tem acesso ao interior da cavidade abdominal do paciente. Dessa forma, ele consegue fazer a identificação do canal de ligação entre a bexiga (ureter) e o rim. Isso permite que seja realizada uma pequena abertura para implantação do cateter. Após o fechamento da abertura, existem outros passos, que vão depender do tipo de cirurgia acordada entre o urologista e o paciente.
Quanto tempo o paciente permanece com o cateter?
O tempo de permanência com o cateter duplo J transureteral vai depender do quadro clínico de cada paciente. Para procedimentos rápidos, como no caso de tratamento de cálculos renais, o tubo geralmente é retirado em até uma semana. Já em pessoas que estão se tratando de um câncer, o dispositivo tende a ser trocado com um intervalo de três meses.
É preciso destacar que, em alguns casos, o paciente só troca o cateter a cada 8 meses. Isso porque alguns deles são produzidos com material altamente resistentes, sendo projetados para ter uma maior durabilidade.
Quais os cuidados você precisa tomar ao colocar o cateter duplo J transureteral?
Em relação ao cateter em si, não há muitos cuidados específicos. Em algumas situações, o paciente precisar fazer uso de medicamentos com anti-inflamatórios e antibióticos durante o uso do dispositivo.
Além disso, é preciso ficar atento a alguns fatores:
- Faça a ingesta de líquidos em grandes quantidades, como água e sucos naturais;
- Evite segurar o desejo miccional por muito tempo;
- Não faça atividades físicas intensas, como pedaladas e corridas extenuantes.
Ao entender a importância da colocação do cateter duplo J transureteral para o restabelecimento da sua saúde, você precisa contar com a ajuda de um urologista de confiança e que tenha experiência na realização desse tipo de implantação. Isso porque o procedimento requer cuidado e atenção do cirurgião para garantir um pós-operatório mais tranquilo e sem grandes complicações.