Não é de hoje que falo sobre a importância de se cuidar da saúde, porém a ida ao urologista ainda é um tabu para boa parte dos homens. No geral, ainda existem muita insegurança e preconceito por parte da população masculina quando o assunto é tratar os órgãos reprodutores masculinos e o sistema urinário.
Quero chamar a atenção para a importância de diagnosticar e prevenir doenças como cálculo renal, câncer de bexiga, câncer de próstata e infecções urinárias. Segundo um estudo, mais da metade dos homens só chega ao consultório médico com doenças em estágio avançado.
Não existem razões para que a ida ao urologista seja adiada. Aliás, o recomendado é que a primeira consulta se dê ainda na adolescência, período em que muitas doenças surgem. Esta fase é importante para que o médico possa avaliar o desenvolvimento dos órgãos genitais e orientar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
No entanto, é recomendada pela Sociedade Brasileira de Urologia, que a partir dos 45 anos de idade, os homens visitem o urologista cujo foco é a prevenção contra o câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e a segunda principal causa de mortes por câncer entre a população masculina.
É importante frisar que as visitas ao urologista não devem ocorrer apenas quando a doença se apresenta e, sim, de forma rotineira para que se realizem consultas preventivas e check-ups de saúde de modo a evitar possíveis complicações. Lembre-se que o diagnóstico e tratamento precoces aumentam significativamente as chances de cura.
Você já consultou o seu urologista esse ano?