Sim! É possível contrair IST (infecção sexualmente transmissível) por meio do assento do vaso sanitário. Mas, para que isso aconteça, a secreção corporal deve estar no local há pouco tempo, visto que os vírus e bactérias responsáveis por transmitir as ISTs não duram muito tempo fora do corpo de uma pessoa. Além das doenças transmitidas por via sexual, o indivíduo pode contrair outras enfermidades, como candidíase e infecção urinária.
Quais condições podem ser transmitidas pelo uso do assento de vaso sanitário?
Quando o assento do vaso sanitário está contaminado, é possível haver a transmissão de diferentes enfermidades. Entre elas:
1 – HPV
2 – Candidíase
3 – Norovírus
4 – Corrimento
5 – Infecção Urinária
Como evitar a transmissão ISTs nos assentos dos vasos sanitários?
Para que não seja contaminado por vírus e bactérias durante o uso dos vasos sanitários, principalmente dos públicos, é indicado levar na bolsa um lenço antisséptico ou pressionar a descarga com o cotovelo ou um pedaço de papel higiênico. Esse procedimento também deve ser realizado nas maçanetas das portas dos banheiros.
Outra dica é fechar a tampa da privada antes de dar a descarga. Isso evita que algumas gotículas do vaso sanitário respinguem para fora do recipiente e atinjam em você.