A ejaculação retardada é uma disfunção que ocorre quando o homem não consegue ejacular durante o ato sexual, ocorrendo de forma mais fácil na masturbação. Ela ocorre devido a fatores clínicos e psicológicos, sendo classificadas em três tipos:
• Congênita: quando o homem tem frequente dificuldade em atingir o clímax e a ejaculação desde o começo de sua vida sexual.
• Adquirida: ocorre quando o homem, que tinha uma vida sexual saudável, em algum momento, começa a ter dificuldade para ejacular.
• Situacional: ocorre quando existe uma variação da ejaculação retardada e a ejaculação normal, dependendo do parceiro, do ambiente ou de outros fatores, incluindo os emocionais. Nesses tipos, as causas são psicológicas.
As causas não são totalmente conhecidas, mas considera-se que possam estar relacionadas a fatores clínicos, culturais e psicológicos, como obstrução dos canais pelos quais o esperma passa, diabetes, uso de medicamentos antidepressivos, uso de álcool em excesso, preocupações em relação ao desempenho sexual, causas psicogênicas, uso de drogas, alterações hormonais, entre outros.
O diagnóstico costuma ser feito por especialistas de várias áreas médicas, tendo em vista que várias causas são associadas a essa disfunção. O tratamento é feito de acordo com a causa de cada paciente e, geralmente, inclui terapia psicológica, sexual e medicamentos, sendo feito de forma individualizada. Além disso, manter hábitos saudáveis, evitar beber, fumar e usar drogas podem contribuir no tratamento.
Se você está passando por esse problema, consulte o médico urologista!