Os avanços da tecnologia e dos conhecimentos na área médica permitiram trazer inovações seguras, eficientes e modernas ao campo da cirurgia urológica. A videolaparoscopia e a cirurgia robótica são ótimos exemplos disso. Apesar da eficácia e alta tecnologia usada nos procedimentos, o paciente precisa evitar alguns erros após as cirurgias urológicas para não comprometer o resultado da operação.
Por isso, destaquei quatro dos erros mais comuns que devem ser evitados pelos pacientes recém-operados para não comprometer sua recuperação e o resultado da cirurgia.
• Fazer esforço físico: fazer qualquer esforço que exija força, como carregar peso ou empurrar objetos pesados, por cerca de 30 dias, pois o esforço físico aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, podendo provocar sangramentos.
• Deixar de seguir a receita de medicamentos do cirurgião: nenhum medicamento deve ser suspenso sem a orientação médica. Os antibióticos, anti-inflamatórios e anticoagulantes são indispensáveis para a recuperação da cirurgia.
• Deixar de seguir orientações sobre a troca de curativo: a manipulação de feridas aumenta a chance de infecções. Por isso, a troca do curativo deve ser feita com muita higiene conforme orientação do seu médico.
• Não manter o repouso recomendado: apesar de muitas cirurgias proporcionarem retorno rápido às atividades diárias, o repouso é essencial na recuperação. Mas, não precisa ser um repouso absoluto, pequenas caminhadas diariamente dentro de casa para evitar a formação de coágulos é recomendado.
Evitar alguns desses erros vai fazer com que sua recuperação seja mais rápida e você atinja o resultado esperado. Para mais informações, consulte o seu médico.