A ejaculação precoce é um distúrbio de ordem sexual que afeta pessoas do sexo masculino. É caracterizada quando a ejaculação na relação sexual ocorre de modo rápido, causando insatisfação ao casal. Nessa situação, o homem não consegue controlar o orgasmo e a ejaculação acaba sendo involuntária.
A ejaculação tem duas fases: a primeira é a emissão, que ocorre quando os espermatozoides saem dos testículos e vão para a próstata, se misturando com o líquido seminal para produzir o esperma. A segunda é a expulsão, que ocorre quando os músculos da base do pênis se contraem, forçando o esperma para fora do órgão sexual.
A causa da ejaculação precoce ainda é desconhecida, mas fatores psicológicos e biológicos podem estar envolvidos na ocorrência do problema. Alguns desses fatores que podem contribuir são: uso de determinados medicamentos, ansiedade, estresse, desequilíbrios hormonais, disfunção erétil, inflamações na próstata e diabetes.
Entre os tratamentos que podem ajudar no controle da ejaculação precoce, existe a terapia sexual, o uso de medicamentos e psicoterapia. Também é recomendada a masturbação uma ou duas horas antes do ato sexual, assim como algumas brincadeiras sexuais com o intuito de aliviar qualquer tensão que possa existir.
Importante dizer que procurar ajuda médica também pode contribuir bastante para solucionar o problema, pois aproximadamente 95 em cada 100 homens deixam de apresentar o problema.