A hidrocele é conhecida como o acúmulo de líquidos entre os tecidos do escroto, ou seja, no interior da túnica vaginal. Esse acúmulo não costuma causar diminuição da função dos testículos. É preciso investigar a causa, visto que pode estar associada a outras doenças importantes.
Quais as causas da hidrocele em adultos?
Essa condição pode surgir tanto em crianças quanto em adultos e costuma aparecer nas situações em que o paciente apresenta um desequilíbrio entre a produção e absorção dos líquidos que envolvem os testículos, cuja função é manter o órgão lubrificado.
Nos adultos, por exemplo, a absorção dos líquidos peri-testiculares ficam prejudicados devido aos processos inflamatórios que acometem as estruturas vizinhas, obstrução dos vasos linfáticos, traumatismo e tumores.
Quais os sintomas?
O seu principal sintoma é o aumento do volume escrotal, que pode ser unilateral (só acomete um testículo) ou bilateral (acometem os dois testículos). Esse aumento pode ser exuberante ou discreto, variando conforme cada caso. Já a dor geralmente é secundária ao aumento do testículo e de forma característica ocorre durante a deambulação.
A hidrocele também pode ocorrer de forma comunicante. Assim, quando há decúbito dorsal nesse pacientes, ocorre diminuição do volume da hidrocele.
Como é feito o diagnóstico da hidrocele?
O diagnóstico da hidrocele é realizado pelo exame físico e confirmado pela transiluminação, que consiste em direcionar a fonte de luz em direção ao testículo suspeito. Nesse caso, pode ser utilizado um cabo de fibra óptica. Esse processo é feito de forma facilitada e indolor, com sensação cística à palpação e da transiluminação escrotal.
Como funciona o tratamento?
O tratamento é realizado de forma cirúrgica, com a drenagem dos líquidos acumulados. O acesso é preferencialmente escrotal, mas desde que a ultrassonografia tenha excluído nódulo testicular. Nesse processo, é feita a ressecção da túnica vaginal.
Em crianças, se estiverem associadas a conduto peritônio-vaginal, poderão precisar de correção cirúrgica. Mas, diferente do adulto, o procedimento deve ser feito por meio de incisão inguinal.
O tratamento da hidrocele não costuma apresentar complicações. Em casos raros, podem aparecer alguns hematomas, abscessos e lesões nas estruturas peri-escrotais. Por isso, antes de passar por esse procedimento cirúrgico é importante conversar com o seu médico sobre todos os detalhes da cirurgia.