O HPV (papilomavírus humano) é uma infecção sexualmente transmissível (IST), que se manifesta por meio de verrugas na região genital e em outras áreas do corpo. Essa condição pode estar relacionada com doenças pré-cancerígenas, visto que ela faz parte de uma ampla família de diferentes vírus, que podem infectar a pele dos órgãos genitais.
Como o HPV é transmitido?
A transmissão do vírus acontece por meio do contato direto com a mucosa ou pele que está infectada. Mas a principal forma de contaminação é pela via sexual, inclusive transmitida via contato oral-genital, manual-genital e genital-genital. No caso das gestantes com HPV, a infecção pode ser transmitida para o bebê durante o parto.
Verrugas genitais têm alto risco cancerígeno?
O grupo de HPV que causa lesão pré-cancerígena ou cancerígena, conhecido como grupo de alto risco oncogênico, não é o mesmo que costuma causar as verrugas genitais. Isso significa que, entre 90 e 95% dos casos de verrugas genitais, são decorrentes do HPV de baixo risco.
Quais os sintomas de HPV?
Boa parte das infecções por HPV surgem de forma benigna e subclínica. Entre os sintomas que podem surgir: lesões tipo “couve-flor” em qualquer área genital masculina e região perianal. Além disso, há chances do paciente também ser lesionado na boca.
Como é feito o diagnóstico da infecção?
Para o diagnóstico do HPV, é feita uma avaliação do paciente ao perguntar algumas informações, como tipos de práticas sexuais, números de parceiros(a) sexuais e presença de ISTs no passado. O médico também realiza um exame físico detalhado dos genitais, boca e região perianal.
Da mesma forma que faz uma inspeção com ácido acético para ajudar na hora de detectar lesões. Assim, quando encontrado no meato uretral, é preciso que seja feita uma avaliação de toda a uretra por meio de uma uretroscopia.
Existe vacina para prevenir o HPV?
Sim! A vacina tem como objetivo evitar a infecção por diferentes tipos de HPV. Dessa forma, o imunizante quadrivalente, por exemplo, pode prevenir lesões genitais pré-cancerosas de colo de útero, vagina, vulva e câncer do colo do útero em mulheres. Além de evitar verrugas genitais em homens e mulheres, que estejam relacionados ao HPV 6, 11, 16 e 18.
O contagio do HPV pode acontecer mesmo na ausência da penetração vaginal ou anal, além de, muitas vezes, não desenvolver sintomas. Por isso, não basta só usar preservativos para se proteger, você também deve adotar cuidados de higiene e seguir as orientações médicas. Também é importante fazer todos os exames preventivos solicitados pelo seu médico urologista e, se possível, tomar a vacina que citamos anteriormente.