Está chegando o verão e, com ele, surge um problema muito temido entre a população brasileira: a incidência de cálculo renal, que pode ser até 30% maior do que em outras épocas do ano. Isso acontece porque, nessa estação, há um aumento da transpiração sem uma hidratação adequada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), de 1 a cada 10 pessoas no Brasil sofrem de cálculo renal, sendo mais comum em homens de 20 a 35 anos.
Como prevenir as pedras nos rins?
Aproximadamente metade das pessoas que já tiveram pedra nos rins apresentará novos cálculos ao longo dos 10 anos seguintes. Por isso, é preciso adotar alguns hábitos saudáveis que vão ajudá-lo na prevenção desse problema:
- Fazer exercício físico e perder peso
- Diminuir o consumo de sal
- Beber entre 2 a 3 litros de água por dia
- Aumentar o consumo de sucos cítricos, como limão e laranja
- Evitar consumo de proteína animal, especialmente as carnes não brancas, como miúdos e mariscos.
Como saber se o meu consumo de água está sendo adequado?
Como falei no tópico anterior, o ideal é ingerir cerca de 2 a 3 litros de água diariamente. Alguns fatores, no entanto, podem influenciar essa quantidade para mais ou para menos, como constituição física do indivíduo, ou seja, altura, peso e percentual de gordura corporal. Além disso, no verão, também é preciso ingerir mais água devido ao aumento da perda de líquido por meio do suor e atividades físicas.
Outra estratégia que pode ajudar você é monitorar a cor da urina. Caso não tenha consumido nenhum alimento, substância ou medicamento que possa mudar a cor da urina, o ideal é que a sua tonalidade seja incolor. Mas, caso o seu tom esteja amarelado ou alaranjado, pode indicar que o volume de líquido ingerido está abaixo do recomendado.
Quais outros cuidados preciso ter para evitar a formação de pedra nos rins?
Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas têm feito uso indiscriminado de vitaminas C e D, com o objetivo de aumentar a imunidade do organismo. Entretanto, é preciso ficar alerta para esse consumo exagerado de vitaminas sem orientação de um médico. Isso porque pode levar a complicações no organismo, como altos níveis de cálcio, que acidificam a urina, aumentando as chances do surgimento de cristais e da formação de pedra nos rins.
Por isso, se você deseja evitar a formação de cálculos, não deixe de fazer a reposição correta de água e siga as demais orientações do artigo. Além disso, consulte, sempre que possível, o seu médico urologista para ter um acompanhamento individualizado da sua saúde renal.