A nefrectomia parcial videolaparoscópica é uma técnica minimamente invasiva, feita por meio de pequenas incisões abdominais, com o auxílio de uma câmera. Ela é indicada para remoção de tumores renais bilaterais e em rim único, evitando que o paciente fique sem rim. Com o avanço das técnicas cirúrgicas, o procedimento também tem sido recomendado para lesões maiores, levando a resultados oncológicos parecidos com a retirada total do rim, sendo que com resultados mais funcionais.
Na nefrectomia parcial, o cirurgião deve reconstruir o rim após a retirada do tumor e para isso realiza suturas (costuras).
Quais as vantagens da nefrectomia parcial videolaparoscópica?
A nefrectomia parcial videolaparoscópica traz diversos benefícios para o paciente:
- Menor dor no pós-operatório
- Menos tempo de hospitalização
- Baixas taxas de complicações
- Menor tempo de recuperação
- Menos necessidade de uso de analgésico
- Rápido retorno às atividades diárias
- Melhor resultado estético
Qual é a recomendação para o pré-operatório?
Grande parte dos procedimentos urológicos laparoscópicos dispensa preparo específico. Mas, geralmente, orientamos o paciente a ter uma dieta líquida e sem resíduos na antevéspera da cirurgia, além de indicar o jejum nas 8 horas que antecedem a nefrectomia parcial videolaparoscópica.
Antes de fazer a nefrectomia parcial videolaparoscópica, é importante contar com a ajuda de um médico urologista experiente que possa atendê-lo de forma integral. Assim, conseguirá garantir todos os benefícios da técnica, evitando falhas durante a cirurgia