O Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina incluindo conscientizar os homens sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata (glândula do sistema reprodutor masculino). Essa neoplasia é considerada uma das principais causas de mortalidade em homens no mundo.
Quais os principais sintomas do câncer de próstata?
No estágio inicial da doença, o homem pode não apresentar sintomas. No estágio avançado, é possível que surja alguns sinais:
- Dor óssea
- Dores ao urinar
- Presença de sangue na urina e/ou sêmen
- Vontade de urinar com frequência
Quais os fatores de riscos para o surgimento de câncer de próstata?
Os fatores de risco para o surgimento do câncer de próstata são:
- Ter mais de 50 anos de idade
- Histórico familiar de câncer (pai, irmão ou tio)
- Estar acima do peso
- Ter uma má alimentação
- Não praticar exercícios físicos
- Ser fumante
Como confirmar o diagnóstico do câncer de próstata?
Para confirmar o diagnóstico do câncer de próstata, o médico costuma solicitar o exame de toque retal para verificar a presença de nódulo na glândula. Já o exame de sangue PSA é indicado para saber se o antígeno prostático específico está alterado. Dependendo dos resultados obtidos, o urologista pode solicitar uma biópsia da próstata e enviar o material para análise em um laboratório de patologia e, em seguida, confirmar ou descartar a presença do tumor. Outro exame pode ser solicitado: ressonância nuclear magnética multiparamétrica.
Portanto, se você tem acima de 45 anos (com algum fator de risco) não deixe de consultar o seu médico urologista regularmente. E, mesmo que não faça parte do grupo de risco, é preciso consultar o especialista a partir dos 50 anos de idade para fazer o check-up urológico e realizar investigação do câncer de próstata.