O hipogonadismo masculino, também conhecido como distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (DAEM), é um conjunto de sintomas que surge devido à diminuição da produção de testosterona pelos testículos. Esse problema costuma afetar homens a partir dos 50 anos de idade, mas também pode acontecer antes disso.
Os sintomas de hipogonadismo em homens são:
- Perda de massa muscular
- Diminuição da quantidade de pelos no corpo
- Disfunção erétil
- Baixo desejo sexual, entre outros.
O homem também pode ter uma diminuição na produção de espermatozoides, o que pode provocar infertilidade ou dificuldade para engravidar a parceira.
Como é classificado o hipogonadismo?
O hiogonodismo pode ser classificado em:
- Primário: causado por problemas no testículo
- Secundário: causado por alterações em glândulas localizadas no cérebro que controlam a produção de testosterona pelos testículos
Como é feito o diagnóstico do hipogonadismo?
O diagnóstico é realizado de forma clínica e laboratorial. Isso significa que, além de apresentar alguns dos sintomas do hipogonadismo, é preciso realizar exames para medir os níveis de hormônios, como testosterona, LH e FSH. Da mesma forma que é indicado fazer o espermograma para analisar a qualidade do espermatozoide.
Caso você apresente alguns dos sintomas de hipogonadismo masculino, é importante procurar o seu médico urologista para uma análise do seu quadro clínico. E, se for necessário, realizar os exames complementares para o diagnóstico e tratamento correto do problema.