Cerca de 3 a 10% das pessoas que são vítimas de trauma terão lesão no trato geniturinário, com o rim sendo considerado o terceiro órgão mais lesado no trauma abdominal. Entre 80 e 95% das lesões traumáticas renais são decorrentes de trauma abdominal fechado e o restante causado por ferimentos penetrantes.
Quais os sintomas de trauma no rim?
O sintoma mais frequente de trauma renal é a hematúria (sangue na urina). Apesar disso, cerca de 25 a 50% dos pacientes que têm lesão de junção pieloureteral e de pedículo renal podem não apresentar sangue na urina.
Outros sintomas também podem estar presentes no trauma renal:
- Dor ou hematoma em flanco
- Fratura de costelas inferiores ou do processo transverso de vértebras lombares
-Lesão de fígado ou de baço
Como é feito o diagnóstico de trauma renal?
A tomografia computadorizada helicoidal é considerada o padrão-ouro na investigação de trauma renal, pois tem sensibilidade de 90% a 100% e é composta por duas captações. A primeira é logo após as injeções de contraste. Já a segunda é feita na fase tardia por meio da contrastação das vias urinárias. Em pacientes instáveis e que tenham indicação cirúrgica, é possível ser realizada a pielografia endovenosa a single shot na sala de operações ou durante o ato cirúrgico.
Como é classificado o trauma renal?
A classificação do trauma renal, segundo a American Association for Surgery of Trauma (AAST):
- Grau I: é notada contusão ou hematoma subcapsular não expansivo. Sem que haja laceração parenquimatosa;
- Grau II: aqui, há hematoma perirrenal não expansivo e laceração do córtex renal com extensão inferior a 1 cm. Nesse caso, não há extravasamento urinário;
- Grau III: nesse grau, há laceração parenquimatosa superior a 1 cm, que estende-se até a medula renal, mas sem causar ruptura do sistema coletor ou extravasamento urinário;
- Grau IV: laceração parenquimatosa maior que 1 cm, que atinge o córtex, sistema coletor e medula. É notada lesão da artéria ou das veias renais segmentares com hemorragia contida;
- Grau V: nesse estágio, é percebida várias lacerações de grau 4 ou rim completamente fragmentado. Além disso, também pode haver avulsão do pedículo com desvascularização renal.
Qualquer pessoa com ferimento penetrante em flancos ou que sua trajetória inclui a região paravertebral abdominal pode ter lesão no rim. Por isso, não deixe de consultar o seu médico urologista para realizar o diagnóstico e tratamento adequado da patologia.