Sofrer pancada nos testículos é algo muito comuns nos homens principalmente quando realizam algum esporte, como o futebol. Em grande parte dos casos, esse problema tende a provocar apenas dor intensa e inflamação momentânea, que desaparece depois de algumas horas. Mas, dependendo da força da pancada, é possível que surjam algumas consequências que precisam de atendimento médico.
Torção do testículo
A pancada pode fazer com que o testículo suba e rode livremente, provocando uma torção do cordão espermático. Na maioria das vezes, é possível haver inchaço e dor local, além de fazer com que um testículo fique mais elevado do que o outro.
Deslocação do testículo
Esse deslocamento surge quando a pancada faz com que o testículo entre no corpo, ou seja, fique por cima do osso do quadril. Esse problema tende a ser mais frequente em acidentes de moto. Nesses casos, é necessário procurar um hospital para correção do problema.
Epididimite
Essa é uma situação bastante comum. Nela, o epidídimo (porção que liga o testículos aos canais deferentes) fica inflamado, causando inchaço e dor. Normalmente, a enfermidade melhora sozinha sem precisar de tratamento específico.
Ruptura do testículo
Apesar de rara, a ruptura do testículo pode acontecer em casos de pancada muito forte, como em um acidente de trânsito. A vítima costuma apresentar inchaço muito intenso no local, além de desmaio ou vontade de vomitar. Nesse caso, há necessidade de cirurgia.
Além dessas consequências, muitas pessoas pensam que a pancada nos testículos pode causar infertilidade. Entretanto, é importante salientar que isso é algo bastante raro de acontecer, pois só surge em homens que apresentam destruição quase que completa dos testículos ou em situações em que não há início rápido do tratamento.