A cirurgia laparoscópica ou laparoscopia é uma via de acesso para cirurgias minimamente invasivas, feita por meio de pequenos orifícios na parede abdominal, no qual são introduzidas microcâmeras, tesouras e pinças especiais. Assim, o cirurgião realiza o procedimento olhando para a tela e acompanhando os movimentos que ele realiza.
Para que serve a laparoscopia?
A cirurgia laparoscópica costuma ser indicada em diversos procedimentos:
- Remoção de tumores urológicos
- Apendicite aguda
- Hérnia inguinal
- Úlceras perfuradas
- Cirurgia bariátrica, entre outros.
A laparoscopia é uma técnica multifuncional, ou seja, não é utilizada exclusivamente para fins terapêuticos. Mas também pode ser realizada para diagnosticar problemas urológicos, gástricos e ginecológicos. Da mesma forma que ajuda a tratar algumas neoplasias como, câncer renal, prostáticos, entre outros.
Quanto tempo leva para recuperar da laparoscopia?
Assim que o procedimento termina, o médico irá observar o pós-operatório imediato antes de liberar o paciente do hospital. Ou seja, o especialista irá analisar como estão os seus sinais vitais, sua respiração e frequência cardíaca, por exemplo. Além disso, a equipe médica também observará as reações adversas à anestesia ou ao procedimento, como possíveis complicações pós-operatórias.
Feito isso, é possível dizer que a liberação e recuperação do paciente vai depender, basicamente, dos seguintes fatores:
- Condição física geral do paciente
- Como o organismo se comporta no pós-operatório
- Como o corpo reage a anestesia
- Tipo de procedimento realizado
Quais as vantagens da cirurgia laparoscópica?
- Técnica minimamente invasiva
- Resultado estético é melhor do que na cirurgia convencional
- Procedimento Seguro
- Alta hospitalar mais rápida
- Pós-operatório menos doloroso
Como você pode perceber, a cirurgia laparoscópica é indicada para diversos tipos de procedimentos. É preciso salientar que essa técnica requer prática do profissional que está executando o procedimento. Então, antes de se submeter a uma cirurgia laparoscópica, verifique se o médico tem experiência nessa técnica e se ele é registrado no Conselho Federal de Medicina (CFM).