A ressecção transuretral da próstata (RTU) é uma cirurgia endoscópica indicada para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (crescimento da próstata), que costuma obstruir a uretra (canal urinário). A cirurgia de RTU só é indicada quando o tratamento medicamento não surte efeito.
Quais os sintomas que tem hiperplasia prostática benigna?
A hiperplasia prostática benigna pode apresentar sintomas:
- Demora para início do jato urinário
- Aumento da frequência urinária durante a noite
- Jato de urina mais fraco
- Incapacidade de urinar
- Necessidade constante de urinar
Como é feita a cirurgia de RTU da próstata?
A cirurgia é realizada sob raquianestesia. Em seguida, é inserido o ressectoscópio pela uretra para fazer a ressecção e cauterização do tecido prostático. Assim, consegue-se desobstruir a uretra, possibilitando a saída da urina.
Quem faz a RTU da próstata precisa usar sonda?
Sim! Quando termina a cirurgia, o paciente precisa ficar com uma sonda vesical por cerca de um a dois dias. Esse procedimento é necessário para que seja possível eliminar os coágulos que existem dentro da bexiga.
A pessoa não costuma apresentar dor no pós-operatório. Mas, nos primeiros meses, é possível que o paciente tenha um aumento da vontade de urinar e ardência no canal. É importante salientar que antes de fazer esse procedimento, é preciso seguir todas as recomendações médicas do seu urologista. Assim, conseguirá obter bons resultados com a RTU da próstata.