A polução noturna, conhecida também como ejaculação noturna, é a liberação involuntária de esperma durante o sono. Essas situações podem ou não acompanhar sonhos eróticos. Ela é bastante comum, principalmente na fase da puberdade, quando os hormônios estão mais aflorados.
Existem diversas causas para a polução noturna, porém todas estão ligadas a aspectos hormonais ou emocionais. Nos adolescentes, costuma ocorrer na fase da puberdade, quando os níveis de testosterona são altos. Já em adultos e pessoas mais velhas, que já passaram da puberdade, a principal causa é a falta de relações sexuais por longos períodos. Além disso, também pode ser causado por cansaço excessivo, falta de atividade física e suplementos com muita testosterona.
Episódios regulares de saída involuntária de esperma durante o sono podem ser prejudiciais à saúde porque em algumas situações pode resultar em depressão, baixa concentração, falta de apetite sexual e aumento da vontade de urinar. Esses sintomas acabam interferindo na qualidade de vida da pessoa. Neste caso, é importante procurar um médico urologista para que ele possa avaliar a situação e tentar diminuir os episódios de polução.
Normalmente, não é necessário nenhum tratamento específico, já que a polução noturna é normal e não deve ser vista como uma doença. Contudo, o aumento da atividade sexual, assim como da masturbação, pode ajudar a reduzir o número de ocorrências. Geralmente, todos os homens em algum momento acabam passando por isso, independente de sua idade.
Você tem alguma dúvida? Deixa seu comentário!