Quais os exames preventivos masculinos?

Os cuidados com a saúde ainda são um tabu para muitos homens que só costumam procurar o médico urologista em caso de urgência. Para evitar que surjam doenças inesperadas, que comprometam sua qualidade de vida, é importante realizar exames preventivos regularmente, conforme indicação médica.

A seguir, elaborei uma lista com os principais exames preventivos masculinos. Confira!

Exame da próstata
Um dos exames mais importantes para o homem é o exame de toque retal. Assim, é possível avaliar a próstata e verificar se há nódulos ou inchaços que possam indicar a presença de câncer. Aliado ao exame de toque retal, deve ser feito o exame da PSA (Antígeno Prostático Específico), realizado por meio de uma coleta de sangue simples, que ajuda a indicar a presença de câncer de próstata e outras doenças urológicas. Esse é um exame rápido e recomendado para homens a partir dos 40 anos (quando há fatores de risco) e a partir dos 50 anos (sem presença de fatores de risco).

Autoexame testicular
O autoexame testicular é recomendado a partir dos 15 anos de idade. O homem deve apalpar o testículo regularmente para verificar se há alguma alteração no órgão, como caroços ou dores. Em caso positivo, deve procurar ajuda de um urologista para investigação do problema.

Colonoscopia
Os homens que têm mais de 50 anos devem realizar a colonoscopia. Esse exame é recomendado para o diagnóstico de câncer no intestino grosso ou no reto. O procedimento é feito por meio de um tubo ótico, no qual tem o papel de filmar e analisar a mucosa intestinal, verificando se há presença de feridas ou alterações nos tecidos internos.

Exame de urina
O exame de urina pode avaliar a presença de elementos anormais no organismo de uma pessoa e que podem ser indicativos do desenvolvimento de diversas patologias. Entre elas: doenças renais, hemorragias e diabetes, etc.

Exame de sangue
O exame de sangue também faz parte do check-up dos exames preventivos do homem. Com ele, é possível verificar taxas de glicose, triglicerídeos, colesterol, creatinina, ácido úrico, leucócitos, hemácias, plaquetas, entre outros. Além disso, o exame sorológico também permite identificar a presença de infecções sexualmente transmissíveis, como AIDS, sífilis, hepatite C, entre outros.

Não deixem de procurar o seu médico regularmente para fazer os exames preventivos solicitados. Os cuidados com a saúde são importantes para fazer o diagnóstico precoce e tratamento adequado de diversas doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *