Quais os principais problemas urológicos?

Assim como as mulheres, os homens também precisam realizar check-up todos os anos para prevenir e tratar diversas doenças precocemente e garantir mais qualidade de vida no seu dia a dia.

Quer descobrir quais são os principais problemas urológicos? Confira os tópicos a seguir!

Câncer de próstata
Em estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Nesse caso, suas chances de cura são em torno de 90%. Para detectar a patologia, é preciso realizar o exame de toque retal aliado à dosagem de PSA no sangue. Além disso, pode haver a necessidade de realizar alguns exames complementares, como a biópsia da próstata.

ISTs
São infecções sexualmente transmissíveis que podem ser causadas tanto por vírus quanto por bactérias durante as relações sexuais sem a proteção do uso da camisinha. Entre as ISTs mais comuns, estão: herpes genital, hepatite, infecção por papilomavírus humano (HPV), HIV e sífilis.

Câncer de pênis
O câncer de pênis costuma atingir pessoas com mais de 50 anos de idade e pode ser causado por má higiene do órgão, fimose, ISTs como HIV, entre outros.

Câncer de testículo
Esse câncer é mais frequente em homens que têm entre 20 e 40 anos. Em mais de 95% dos casos, é possível haver cura da patologia. O fator de risco comum nesse tipo de tumor é a criptorquidia, ou seja, quando a pessoa nasce com o testículo “descido” para dentro da bolsa escrotal.

Incontinência urinária
Uma pessoa com incontinência urinária tem perda involuntária da urina, o que pode prejudicar o convívio social, causar depressão, ansiedade, redução na produtividade no trabalho, entre outros problemas.

Hiperplasia prostática benigna
Essa é uma alteração causada pelo envelhecimento, genética e presença de hormônios. Costuma acometer 50% dos homens com mais de 50 anos de idade. Os sintomas mais frequentes são: diminuição do calibre e da força do jato urinário, diminuição da frequência urinária, vontade de urinar diversas vezes à noite, etc.

Bexiga hiperativa
A bexiga hiperativa é caracterizada pela vontade frequente de urinar. A condição pode ter relação com a incontinência urinária. O indivíduo acometido com esse problema tende a acordar muitas vezes à noite para ir ao banheiro.

Para tratar essas e outras patologias, é fundamental consultar o médico urologista regularmente. Dessa forma, é possível fazer um diagnóstico e tratamento assertivo para o seu problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *