A fimose é a impossibilidade de expor a glande (cabeça do pênis) porque a retração do prepúcio, a pele que envolve a glande, impede a passagem. Essa situação é bastante comum na primeira infância e não chega a ser um problema grave de saúde. Geralmente, nos primeiros meses de vida, existe uma aderência natural do prepúcio à glande, mas, até os cinco anos de idade, essa aderência desaparece na maioria dos casos.
Em algumas situações, a fimose pode permanecer. Nesses casos, é recomendado um tratamento que envolve o uso de pomadas, sempre com orientação médica, inclusive pode até ter cirurgia. Mas existe uma idade certa para realizar a cirurgia de fimose? Não! O que vai determinar a urgência para realizar a cirurgia é o quadro clínico do paciente. Se o quadro for bom, não há urgência e a decisão sobre quando fazer é tomada em conjunto com os pais e o urologista.
Mas é importante dizer que, fazer a cirurgia de fimose em idade precoce, ou seja, antes dos dois anos de idade tem algumas vantagens: o pós-operatório normalmente é mais tranquilo quando ainda é criança. Uma dica fundamental para prevenir a fimose é fazer a higiene local evitando, assim, infecções ou inflamações na glande.