Cálculos renais são formações endurecidas que se formam nos rins ou nas vias urinárias resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. O tratamento pode ser clínico, com medicamentos para o controle da dor e para auxiliar na eliminação espontânea do cálculo. Quando não expelido espontaneamente, podem ser necessários outros procedimentos.
A cirurgia para a retirada da pedra do rim é indicada quando o cálculo renal atinge um tamanho que impossibilita sua eliminação espontânea por meio da urina. Existem alguns tipos de cirurgia para a retirada das pedras. As mais utilizadas são: cirurgia endoscópica a laser, cirurgia percutânea a laser, cirurgia aberta, cirurgia laparoscópica e a litotripsia extracorpórea por ondas de choque (essa ilustração acima). A internação geralmente é de um dia e a recuperação é rápida.
Existem algumas formas de prevenir os cálculos renais, como evitar excesso de sal, aumentar o consumo de cálcio, ter cuidado com o excesso de vitamina C, diminuir o consumo de proteína animal e beber bastante água durante todo o dia para manter a hidratação. Também é importante lembrar que somente médicos capacitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.