O surgimento das pedras nos rins se dá pela formação de cristais localizados na urina, que se agregam e formam o cálculo. Cerca de 80% desses cálculos têm componentes de cálcio.
Quando é necessário realizar cirurgia para remover os cálculos renais?
A cirurgia para remover os cálculos renais costuma ser indicada quando o paciente apresenta dores de grande intensidade e que não são impossíveis de controlar com ajuda de medicamentos. O médico também pode solicitar esse procedimento quando o indivíduo está com infecção urinária associada à presença de cálculo, risco de obstrução do ureter e uretra, dilatação na via urinária excretora e pedra com diâmetro superior a 6 mm.
Como é feita a cirurgia endoscópica para retirada de pedra nos rins?
A cirurgia endoscópica é um procedimento minimamente invasivo para retirar cálculo urinário. Nessa técnica, o médico urologista costuma utilizar uma fibra óptica que possibilita chegar até o local do cálculo por meio de orifícios naturais da via urinária.
Essa fibra óptica consegue produzir um laser responsável por pulverizar o cálculo e reduzido em fragmentos pequenos que tendem a ser eliminados de maneira indolor e natural pelo organismo.
A cirurgia endoscópica apresenta risco para o paciente?
Por se tratar de uma técnica minimamente invasiva, esse procedimento tem poucos riscos de complicações. O paciente costuma apresentar uma recuperação muito rápida e, em boa parte dos casos, a internação hospitalar é de até 24 horas, o que permite que em pouco tempo o indivíduo possa voltar às suas atividades normais.
É importante lembrar que a cirurgia endoscópica para retirar os cálculos é apenas uma parte do tratamento. Para não apresentar cálculos renais de repetição, é preciso seguir as orientações de prevenção dadas pelo seu médico urologista, como manter uma alimentação saudável e equilibrada, beber a quantidade de água recomendada para o seu peso, evitar alimentos ricos em sódio, etc.