Sonda vesical trata-se de um tubo fino e flexível, que é inserido da uretra até a bexiga para que seja possível facilitar a saída da urina em um saco coletor. Esse procedimento costuma ser utilizado em pessoas que não conseguem controlar o ato de urinar por diversos motivos.
Quando é indicado colocar a sonda vesical?
A sonda vesical pode ser indicada nos seguintes casos:
- Perda de sangue pela urina
- Alívio da retenção urinária aguda e crônica
- Recolha de urina estéril para exames
- Controle da produção de urina pelo rim
- Controle da incontinência urinária
- Medição do volume residual
- Dilatação uretral
- Esvaziamentos da bexiga antes, durante e depois de exames e cirurgias
- Entre outros
Quais os principais tipos de sonda vesical?
A sonda vesical de demora é utilizada em procedimentos em que há necessidade de manter uma drenagem contínua da urina, como realizar o esvaziamento constante da bexiga, fazer o preparo cirúrgico, monitorar o débito urinário, realizar a irrigação vesical ou diminuir o contato da urina com lesões de pele que estão perto da região genital.
Já a sonda vesical de alívio ou intermitente não deve permanecer muito tempo, visto que costuma ser retirada após haver o esvaziamento da bexiga.
Por isso, ela é indicada nos seguintes casos:
- Realizar a drenagem da urina antes de procedimentos médicos
- Em caso em que haja necessidade de um alívio imediato de indivíduos que apresentam retenção urinária crônica
- Pessoas com bexiga neurogênica, entre outras indicações.
A sonda vertical é uma técnica que precisa ser feita por um profissional de saúde habilitado, visto que pode apresentar alguns riscos para o paciente, como hemorragias, lesões no aparelho urinário, formação de coágulos na bexiga e infecção do trato urinário, quando a sonda não é colocada cuidadosamente. Por isso, antes de fazer o procedimento, verifique se o médico está habilitado e preparado para colocar a sonda vesical.