A torção do testículo é conhecida como um quadro testicular de início agudo e doloroso, acontecendo em um terço dos casos de escroto agudo.
Quais os sintomas da torção de testículo ?
O principal sintoma da torção é a dor aguda e unilateral, que tem início súbito e de grande intensidade. Em alguns pacientes, o problema se instala de forma gradual. Além disso, o testículo pode ficar fixo, elevado e em posição medial. Essa condição não tem relação com traumas e nem exercícios físicos.
Como é feito o diagnóstico da torção do testículo?
No exame físico, é possível verificar o encurtamento do cordão durante a palpação, com dor de forte intensidade. Já a ultrassonografia com Doppler colorido é solicitada para que haja um diagnóstico diferencial, podendo até confirmar o diagnóstico de torção do apêndice testicular e epididimário.
Como é feito o tratamento?
O tratamento para pacientes com essa condição é sempre cirúrgico, realizando a distorção do cordão espermático, desde que o testículo seja viável. Em casos em que decide-se pela conservação do órgão, é preciso criar uma bolsa no dartos, local onde o órgão será fixado. Caso haja inviabilidade, o testículo precisará ser extraído.
É importante lembrar também que, em caso de torção do cordão espermático, o testículo contralateral deve ser fixado. Essa ação é necessária para prevenir uma futura torção do lado que está saudável.
Quanto antes realizar o atendimento, mais rápido será o diagnóstico e mais fácil será a identificação das alterações do torção espermático. Do contrário, o problema pode evoluir, levando o paciente a apresentar hidrocele (acúmulo anormal de líquido ao redor do testículo dentro do escroto) aguda ou edema escrotal acentuado.
Por isso, caso perceba algum sinal diferente nos seus testículos, não deixe de procurar ajuda médica especializada, de preferência um urologista.