A uretrotomia interna é um procedimento endoscópico realizado para tratar a estenose de uretra peniana. Nessa técnica, é introduzido um tipo especial de endoscópio pela uretra (chamado uretrótomo) até o local da estenose. Assim, uma pequena lâmina é embutida no aparelho que corta a região de fibrose ao longo do segmento estenótico, aumentando a luz da uretra e permitindo que a urina saia com maior fluidez.
Nesse método, não há necessidade de cirurgia com incisões externas nem pontos. A uretrotomia é feita no centro cirúrgico sob raquianestesia. Depois disso, o paciente deve permanecer com a sonda urinária de 3 a 5 dias (em casos simples). Já para casos mais complexos, pode haver a necessidade de ficar com o dispositivo por mais tempo.
Em que consiste a estenose de uretra?
A estenose de uretra é uma obstrução do canal urinário, causada pela fibrose. Ou seja, uma tipo de “cicatrização” que acontece na uretra. Isso costuma ser resultante de infecções geniturinárias ou traumas, como procedimentos endoscópicos, migração de cálculos urinários e lesões iatrogênicas decorrentes passagem de sondas via uretra.
Quais os sintomas percebidos na estenose de uretra?
- Fluxo reduzido de urina;
- Jato espraiado ou duplo;
- Ardência no momento da micção;
- Aumento da frequência miccional;
- Incontinência urinária, em alguns casos;
- Nictúria (acordar e levantar a noite para urinar);
- Gotejamento de urina após a micção.
Como é o pós-operatório da uretrotomia interna?
Como a uretrotomia interna não exige cortes, a recuperação do paciente tende a ser menos mórbida. Isso significa que na maioria dos casos o tempo de internamento é de um dia após o procedimento. Em seguida, o paciente é liberado para voltar para casa, onde poderá se recuperar por completo em alguns dias.
É preciso que o paciente tome alguns cuidados no pós-operatório, como:
- Ter atenção redobrada a higiene do local;
- Evitar esforços físicos;
- Seguir as orientações recomendadas pelo médico.
Além disso, é necessário que o paciente retorne ao consultório do urologista responsável pelo procedimento tanto para fazer o acompanhamento quanto pra programar a retirada da sonda.
A uretrotomia interna só deve ser recomendada para pessoas com estenoses curtas de uretra. Em caso de lesões com mais de 1 a 2 cm de extensão, é melhor fazer o tratamento com reconstrução aberta (uretroplastia). Por isso, se você está com algum sintoma de estenose, não deixe de consultar o seu médico urologista. Assim, conseguirá realizar o tratamento mais apropriado para o seu caso.