Vasectomia: método eficaz para esterilização
A vasectomia é um procedimento cirúrgico que tem se tornado cada vez mais procurado pelas famílias que desejam um melhor planejamento. Isso porque ele é realizado para impedir que os homens tenham filhos. Para isso, é feita a interrupção da circulação dos espermatozoides que são produzidos pelos testículos e conduzidos até os canais que desembocam na uretra, evitando a gravidez.
Como é realizada a vasectomia?
Na vasectomia, é feita a aplicação de uma anestesia local para retirar um fragmento de cada um dos dois canais que costumam levar os espermatozoides dos testículos até o pênis. Esse procedimento leva em média de 15 a 20 minutos para ser concluído.
Uma ótima notícia para quem está pensando em fazer essa cirurgia é pode ser realizada ambulatorialmente. Dessa forma, o método pode ser realizado no próprio consultório médico, sob anestesia local.
Mesmo após a cirurgia, é necessário continuar com o método anticoncepcional por 60 dias, em média. Isso porque há a possibilidade de alguns espermatozoides ficarem vivos dentro do canal.
Após alguns meses, é notado que o sêmen não contém mais esses gametas masculinos. Isso significa que o homem pode continuar a ejacular, visto que a maior parte do esperma é proveniente da próstata e das vesículas seminais, mas não haverá a presença de espermatozoides.
Quais são as vantagens de realizar a vasectomia?
A vasectomia costuma trazer inúmeros benefícios para o homem e o casal.
Confira alguns deles a seguir:
- Método seguro de evitar a gravidez;
- Não interfere na libido ou no desejo sexual (pelo contrário, alguns casais referem melhora na satisfação sexual após o procedimento);
- Cirurgia costuma ser mais simples do que a laqueadura de trompas femininas;
- Não precisa usar pílulas ou outros fármacos.
Quais são critérios para realizar a vasectomia?
É notório que a vasectomia pode trazer mais qualidade de vida para as pessoas que desejam se tornar estéreis, mas é preciso cumprir alguns critérios antes de se submeter ao procedimento cirúrgico. Veja quais são eles:
- Ter pelo menos 2 filhos vivos;
- Ter idade mínima de 25 anos;
- Ter uma estabilidade conjugal, caso esteja casado;
- Existir indicação social e/ou psicológica.
É possível fazer a reversão da vasectomia?
A vasectomia pode ser revertida por meio de uma cirurgia bastante delicada. Entretanto, mesmo após o método, o potencial de fertilidade do homem tende a cair à medida que passa o tempo que ele foi vasectomizado. Se antes do procedimento, por exemplo, o paciente tinha uma capacidade de 100% de conseguir uma gravidez depois de 10 anos da operação essa capacidade vai ser reduzida para 40%.
Portanto, antes de realizar a vasectomia, pense se esse realmente é um desejo seu e da sua parceira. Além disso, não esqueça de buscar todas as orientações necessárias a respeito do procedimento com um médico urologista. Assim, você conseguirá obter os resultados esperados e com segurança.