Muitos homens desejam saber se as glândulas de Tyson desaparecem com o tempo, sem entender realmente o que são essas estruturas e qual a sua função para a saúde masculina. Muitos homens ficam incomodados com as pequenas glândulas ao redor da glande porque geram desconfortos e constrangimentos durante as atividades sexuais. Essas bolinhas chamadas glândulas de Tyson são responsáveis por produzir um líquido lubrificante que facilita a penetração durante o sexo.
Essa é uma estrutura normal e benigna, mas há casos em que o homem começa a sentir os impactos na autoestima por causa dessas glândulas e muitos optam por buscar tratamento com o médico urologista. Embora não precisem ser tratadas, essas glândulas podem ser amenizadas através de procedimentos, como cauterização (procedimento realizado com anestesia local), portanto é indolor. Durante o procedimento, o médico utiliza uma corrente elétrica para queimar as glândulas e removê-las da glande. Pode ser tratado também com cremes abrasivos (ácidos) – no formato do Peeling.
É importante se atentar aos casos em que as glândulas de Tyson podem ser confundidas com infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como herpes genital e verrugas. Quando os homens optam pela remoção dessas estruturas, em alguns casos, pode ocasionar cicatrizes na área ou causar perda de sensibilidade de uma parte da glande, o que é importante para o prazer masculino.
Dessa forma, para a remoção dessas estruturas é sempre indicado buscar auxílio médico para que seja conduzido um diagnóstico preciso e seguro da condição.