Câncer de pênis atinge homens a partir dos 50 anos

O câncer de pênis é um tumor raro, que acomete com mais frequência homens a partir dos 50 anos de idade, representando 2% de todos os tipos de câncer que atinge o público masculino. Já a manifestação se dá por alterações e lesões na coloração da glande, como também em forma de ferida, úlcera persistente ou tumoração localizada no prepúcio, na glande ou no corpo do pênis e nos gânglios inguinais.

Quais outros sinais podem indicar câncer de pênis?

Além dos sintomas que citamos anteriormente, é preciso ficar atento a outros sinais do câncer de pênis:

  • Alterações na pele;
  • Ferida que sangra e não cicatriza;
  • Secreção com mau cheiro;
  • Manchas marrom-azuladas;
  • Nódulos e verrugas.

Quais os fatores de risco da doença?

Entre os fatores de risco estão: fimose, tabagismo e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como o HPV (papilomavírus humano). Outros fatores, como baixa escolaridade, má instrução e higiene íntima inadequada têm ocupado um papel de destaque quando é feita a análise do perfil clínico, epidemiológico e cultural desses pacientes.

Como é possível prevenir o câncer de pênis?

Para prevenir o surgimento da doença, é importante fazer a higienização correta do órgão, com água e sabão, se vacinar contra o HPV e usar preservativos, além de realizar a cirurgia de fimose quando a pele do prepúcio for pouco elástica ou estreita (de forma que impeça a exposição da cabeça do pênis e dificulte a limpeza diária).

Apesar de ser uma doença com alto potencial de cura, quando identificada em estágios precoces, a demora no diagnóstico e na procura pelo tratamento específico é observada em mais de 50% dos casos.

O diagnóstico precoce da neoplasia é fundamental para evitar que o câncer de pênis evolua para uma amputação total do pênis e cause problemas sexuais, psicológicos e físicos na vida do homem. Mas lembre-se que, para obter os resultados esperados no tratamento, é preciso contar com a ajuda médica especializada, de preferência um urologista. Assim, a técnica será menos traumática e com maiores chances de cura.

Como é feito o tratamento desse carcinoma?

O tratamento do câncer de pênis costuma depender da extensão local do tumor e acometimento ou não de linfonodos regionais. No estágio inicial da doença, podem ser realizadas terapias tópicas. Além disso, os métodos cirúrgicos costumam trazer resultados satisfatórios no tratamento dessa neoplasia, como a penectomia parcial ou radical. Já em casos específicos, podem ser realizadas a braquiterapia, quimioterapia neoadjuvante e quimioterapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *