Cólica renal ou infecção urinária? Saiba diferenciar!

A cólica renal e a infecção urinária são doenças bastante comuns, mas que costumam gerar confusão entre as pessoas na hora de diferenciar cada uma das enfermidades. Pensando nisso, preparei este artigo para ajudar a diferenciar cada uma das doenças.

Qual a diferença entre cólica renal e infecção urinária?

A cólica renal costuma surgir pela existência de cálculos renais e trata-se de uma dor intermitente na região lombar, que tende a começar subitamente, podendo ser irradiada até a lateral do abdômen e da região genital. Na cólica renal, a dor pode aumentar de intensidade progressivamente, seguindo de alívio para depois aumentar novamente. Nessa condição, não há uma posição ideal para diminuir ou terminar a dor.

Quando o paciente queixa-se de cólica, os sintomas se iniciam quando o cálculo sai do rim e obstrui o canal da urina, o que causa uma dilatação renal e provoca dores intensas. Além disso, também é percebido calafrios, vômitos, náuseas e sangue na urina. Esses sintomas são provocados pelo movimento do cálculo no rim e no ureter. Em alguns casos, o paciente pode precisar de internação hospitalar para que haja a medicação adequada e realização de procedimento cirúrgico endoscópico para retirada dos cálculos renais.

Os fatores que influenciam no surgimento dessa enfermidade são:

  • Ser do sexo feminino
  • Menopausa
  • Litíase (cálculo) renal
  • Alterações na próstata
  • Higienização íntima inadequada antes ou após o ato sexual
  • Histórico de procedimentos urológicos e uso recente de sonda vesical

No caso da infecção urinária, os sintomas surgem devido à presença de microrganismos no trato urinário, como a bactéria E.coli (Escherichia coli). Existem três tipos de infecção urinária: a cistite, a uretrite e a pielonefrite. A cistite afeta a bexiga e causa sintomas como: urgência para urinar, dor ao urinar, dor na parte inferior do abdômen e aumento da frequência de desejo de urinar. A uretrite causa infecção no canal da uretra. Já a pielonefrite costuma afetar os rins, surgindo após um quadro de cistite, acompanhado de febre alta, calafrios e dor lombar.

Tanto a cólica renal quanto a infecção urinária apresentam sintomas bastante comuns, como aumento da frequência urinária, mas em pequeno volume. Por isso, em caso de suspeita de qualquer uma dessas enfermidades, é importante procurar um médico urologista para que seu quadro clínico seja avaliado de forma detalhada. Quando a patologia não é tratada, o paciente pode levar ter quadro de infecção generalizada. Da mesma forma que a cólica renal pode avançar para a perda da função renal se não houver o tratamento adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *