PSA alterado significa câncer de próstata?

Ainda estamos no “Novembro Azul”, campanha de conscientização e alerta para uma doença que é a causa de morte de 28,6% da população masculina decorrente do câncer de próstata. Uma dúvida muito comum sobre essa doença é se o PSA (substância produzida pela glândula prostática) alterado significa câncer de próstata.

A resposta é NÃO! Apesar do exame de PSA ser muito importante no rastreamento da doença, quando ele está alto não significa necessariamente, câncer de próstata, mas pode estar alterado em função do aumento dessa glândula (chamado de hiperplasia prostática benigna – HPB), por exemplo. Assim como, quando um paciente apresenta o PSA normal, significa que ele tem baixo risco de desenvolver a doença.

Além disso, ao se fazer uma biopsia de próstata, deve se levar em conta não só o exame do PSA e os resultados de exames físicos, mas também se levar em consideração fatores, como a idade do paciente, histórico familiar da doença, etnia e outras doenças simultâneas.

À medida que o homem envelhece, a sua próstata tende a aumentar de tamanho. Isso ocorre com cerca de 90% dos homens e também pode elevar o PSA. Outra possível causa da elevação do PSA no sangue é a prostatite, uma inflamação provocada pela infecção do trato urinário. Por essa razão, é fundamental consultar o urologista regularmente, pois a única maneira de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *