Ressecção transuretral de tumor vesical

Ainda não são conhecidas todas as alterações que levam ao desenvolvimento do tumor vesical. O que se sabe é que os cigarros e algumas substâncias químicas podem estar relacionados à incidência desse câncer. Além disso, é notado que mais de 90% dessas neoplasias malignas têm origem no urotélio, sendo que boa parte desses tumores ficam confinados à mucosa e submucosa, sem que haja o comprometimento da camada muscular.

Quais os sintomas do câncer de bexiga?
Na maioria dos casos, sangue na urina (hematúria) é o primeiro sinal de alerta do câncer de bexiga. Às vezes, não existe uma quantidade de sangue suficiente para alterar a cor da urina. Dependendo da quantidade de sangue, a urina pode ter uma cor alaranjada ou menos frequentemente vermelha escura. Em outros casos, a cor da urina é normal, mas pequenas quantidades de sangue podem ser encontradas no exame de urina realizado por outros sintomas ou como parte de um exame médico de rotina.

O sangue pode estar presente um dia e ausente no dia seguinte e assim a urina pode ser clara durante semanas ou meses. No caso de um câncer de bexiga, o sangue, eventualmente, reaparece. Normalmente, os estágios iniciais de câncer de bexiga causam pouco sangramento, e pouca ou nenhuma dor.

Sangue na urina não significa necessariamente ter câncer na bexiga. Hematúria frequentemente, pode ser causada por outros motivos, como infecção, tumores benignos, cálculos renais ou outras doenças benignas do rim.

Em que consiste a ressecção transuretral de tumor vesical?
A Ressecção transuretral de tumor vesical é um tratamento realizado para remover as células cancerígenas e demais tecidos adjacentes até a camada muscular da parede da bexiga. O método costuma ser indicado quando o tumor ainda é superficial e não chegou a atingir as camadas mais profundas da bexiga.

Nesse procedimento, o paciente é submetido à anestesia geral ou raquianestesia para que o cirurgião insira o ressectoscópio, por meio da uretra, e faça a ressecção da tumoração.

Logo após, o tecido removido é enviado para análise anatomopatológica, onde é feita a verificação se o câncer é benigno ou maligno e a partir daí, os possíveis tratamentos.

Quais os efeitos colaterais dessa técnica?
Os efeitos colaterais dessa técnica costumam ser leves e normalmente desaparecem em um curto período. Entre eles:

  • Sangramento;
  • Dor durante a micção;
  • Micção frequente;
  • Incontinência.

Independente da causa do tumor vesical, é preciso consultar o urologista regularmente para que seja feita uma análise clínica dos sintomas e realização dos exames prescritos. A partir disso, o médico vai investigar o seu problema. Mas não esqueça de sempre procurar um especialista experiente no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *