Ter pai, irmão ou tio com câncer de próstata aumenta o risco?

A hereditariedade é considerada um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata. Isso significa que, se você tiver um parente de primeiro grau (pai, irmão ou tio) com essa doença, as chances de você também ter são duplicadas.

Como devo proceder se eu fizer parte do grupo de risco?
Nesses casos, o recomendado é que, a partir dos 45 ano de idades, procure um urologista para uma avaliação detalhada e realização de alguns exames, como toque retal e PSA (antígeno prostático específico).

Mesmo que eu não faça parte do grupo de risco, posso ter câncer de próstata?

Pode! Caso você não faça parte do grupo de risco para o câncer de próstata, o recomendado é que, a partir de 50 anos, consulte o médico urologista para fazer um check-up e verificar o seu quadro clínico.

É comum o homem ter câncer de próstata?
Sim! O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, responsável por 28,6% de morte na população masculina que desenvolve neoplasias malignas, conforme dados do Ministério da Saúde.

Pensando nisso, o Novembro Azul surgiu com o objetivo de alertar e conscientizar os homens sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Assim, a campanha consegue orientar melhor o público masculino sobre esse problema que acomete a glândula do sistema reprodutor masculino.

Então, não deixe de consultar o seu médico urologista regularmente e fazer todos os exames que forem solicitados. Cuide da sua saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *