Nefrectomia parcial no tratamento de tumor renal

A nefrectomia parcial é um procedimento cirúrgico realizado para remoção de parte do rim que foi acometida por um tumor. A técnica é chamada de cirurgia poupadora de néfrons, permitindo que o órgão seja reconstruído de forma minuciosa, evitando lesões renais pela isquemia. Mas, para que isso seja possível, o tempo de isquemia (período que o rim fica clampeado) precisa ser feita em menos de 20 minutos.

Quais as indicações da nefrectomia parcial?

A nefrectomia parcial pode ser indicada em lesões de pacientes com:

  • Tumor bilateral;
  • Rim único;
  • Tumor do estádio clínico T1a da classificação TNM (Que significa que são menores que 4 cm)
  • Carcinomas de células renais familial;
  • Insuficiência renal crônica;
  • Cistos complexos de classificação de Bosniak 3 e 4.

Como é feito o diagnóstico dos tumores renais?

O tumor renal menor que 4 cm geralmente é descoberto de forma incidental. Isso significa que o paciente faz um exame de imagem por outro motivo qualquer e descobre o nódulo no rim. Menos comumente, o câncer renal pode apresentar hematúria (apresenta sangue na urina).

Como é feita a cirurgia de nefrectomia parcial?

A nefrectomia parcial pode ser realizada tanto por via convencional (cirurgia aberta), quanto de forma minimamente invasiva (robótica ou laparoscópica). A escolha da técnica mais apropriada varia conforme o tamanho e localização da neoplasia, além da experiência do cirurgião com o método escolhido.

As técnicas por vias laparoscópicas e robóticas trazem mais benefícios ao paciente, visto que apresentam menores taxas de sangramento, menos dor e uma recuperação mais rápida. Já a nefrectomia parcial aberta é utilizada em casos muito complexos.

Durante a remoção do câncer, o fluxo sanguíneo do rim é interrompido. Para evitar complicações, o ideal é que em menos de 20 minutos seja feita a remoção total do câncer e a síntese da ferida.

Com quanto tempo o paciente fica recuperado da cirurgia?

Em casos de cirurgias minimamente invasivas, o paciente pode receber alta hospitalar entre 24 e 48 horas depois do procedimento. Já no dia seguinte, o paciente pode caminhar e se alimentar. Entretanto, nas atividades físicas leves são liberadas 30 dias após a cirurgia laparoscópica ou robótica.

Com a nefrectomia parcial é possível obter-se a cura do câncer de rim e ainda preservar boa parte do órgão. Para que o procedimento cirúrgico tenha resultados satisfatórios, é preciso contar com a ajuda de um cirurgião qualificado e que seja referência em urologia. Dessa forma, as chances de se obterem êxito nos resultados aumentam de forma significativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *