Como funciona o espermograma?

Espermograma é um exame laboratorial que analisa a qualidade do sêmen e examina a capacidade reprodutiva dos homens. Ele é realizado quando existe alguma condição física, imunológica ou genética que possa alterar as condições espermáticas e interferir na fertilidade masculina.

Conhecido também como análise de sêmen, o exame é realizado a partir de uma amostra de sêmen. Nessa amostra, alguns fatores são analisados, entre eles: coloração, pH, morfologia, volume, características físicas, liquefação e viscosidade. Geralmente, é solicitado por médicos quando um casal tem dificuldades para engravidar.

O resultado do espermograma pode trazer a necessidade de solicitar exames complementares, como a fragmentação do DNA, importante para averiguar a quantidade de DNA liberada nos espermatozoides, ou FISH, um teste molecular que tem o objetivo de identificar espermatozoides deficientes.

É importante destacar que o espermograma pode ser feito por qualquer homem em idade reprodutiva, sem nenhuma contraindicação. E por ser não invasivo e indolor, não envolve complicações e riscos à saúde.

Você já fez esse exame? Deixa seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *